INTERLOCUÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA NOS ABRIGOS INSTITUCIONAIS ESTATAIS DE CAXIAS DO SUL - RS
Educação-Social. Intersetorialidade. Educação-Integral.
Este projeto apresenta como problemática a busca pelo entendimento sobre a importância da existência da vaga de um educador específico para assuntos relacionados à educação nos Serviços de Acolhimento Institucional Estatais de Caxias do Sul RS. Parte-se da hipótese de que assim como o educador específico para assuntos relacionados a saúde se apresenta como algo de extrema relevância, o educador específico para assuntos relacionados à educação pode ser um profissional que qualificará o atendimento para crianças e adolescentes que vierem a passar pelos serviços e poderá ser uma ponte de comunicação entre o serviço e a escola. Como objetivo geral, o que se busca desenvolver nesta pesquisa é um guia por meio da construção de uma argumentação em favor da criação da vaga de Educador Social específico para cuidados relacionados à educação e como etapas do trabalho busca-se analisar alguns documentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para entender melhor o funcionamento dos Serviços de Acolhimento Institucional (SAIs) da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul -RS; bem como compreender o papel dos profissionais envolvidos nos SAIs, em especial, o papel dos Educadores Sociais que neles estão lotados; e sistematizar experiências dos profissionais dos SAIs da FAS. Com relação a sua natureza essa pesquisa se apresenta de tipologia aplicada, de abordagem qualitativa (Casarin 2012), conduzida através da base epistemológica do materialismo histórico dialético na sua abordagem crítico-dialética (Cunha, Souza e Silva 2014) e com a metodologia da história Oral (Meihy e Holanda 2015).